A água mineral natural representa um enorme tesouro nacional que também pode ser usado como produto engarrafado, a fim de satisfazer a necessidade de qualidade da água potável em todo o mundo.
Atualmente há diversos e modernos processos tecnológicos de distribuição de água mineral. Esses processos permitem ao consumidor receber um produto saudável, natural e de qualidade. Mas é preciso primeiramente coletar amostras para análise da água antes de oferecê-la ao consumo humano.
Com a crescente industrialização e urbanização, a qualidade de água dos mananciais cada vez mais é colocada em condição de fragilidade. Dessa forma, o controle da qualidade da água exige análises físicas, químicas e microbiológicas representativas.
Geralmente essas análises são feitas por laboratórios de análise de água mineral, seguindo as normas do Ministério de Minas e Energia, conforme decreto lei 7841/45, do Departamento Nacional de Produção Mineral.
No entanto, as coletas de amostras de água podem ser feitas pelos próprios proprietários dos poços, mas exigem cuidados. Apresentaremos alguns deles a seguir.
Importância das análises de água para poços
Como em um poço artesiano as águas fluem naturalmente do solo, sem bombeamento, a análise da água se torna ainda mais importante para que se conheça suas características e propriedades para que em seguida ela possa ser utilizada sem riscos à saúde humana, por exemplo.
Ademais, essa análise se faz necessária para que seja possível providenciar a documentação de dispensa, assim como para adquirir a outorga de uso do poço.
Embora a documentação para dispensa seja mais simples por ser mais resumida, ela deve seguir os parâmetros apresentados na Tabela I da Portaria DAEE nº 2.292 de 14 de dezembro de 2006, sendo eles: pH, Dureza Total, Cor Aparente, Escherichia coli, Turbidez, Amônia, Nitrito, Ferro, Nitrato, Cloretos, Fluoreto.
Além disso, é possível ainda que o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) exija as tabelas II e III que incluirão os parâmetros: Benzo(a)pireno, Benzeno, Etilbenzeno, Tolueno e Xilenos.
Por isso é importante reunir todos os dados possíveis antes de iniciar o processo de retirada da documentação.
Já a análise de água de poço artesiano para outorga é um pouco mais complexa. Essa outorga é estabelecida por meio de uma declaração de escritura pública que lhe concederá o direito de uso da água. Para tanto, um dos documentos necessários é a análise de água de poço artesiano completa conforme a Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde.
Para saber mais sobre análise de água de poço com o laboratório LAB2BIO - Análises de Ar e Água ligue para 11 91138-3253 ou 11 2443-3786 ou clique aqui e solicite seu orçamento.
Commentaires