O ar que respiramos é tão importante para nossas vidas que os ambientes poluídos são capazes de gradativamente prejudicar nossa saúde, sem percebermos a evolução dos males a que ficamos submetidos.
Os ambientes climatizados artificialmente, por meio de aparelhos condicionadores de ar, são capazes de prover nosso bem estar, quando as condições de manutenção desses aparelhos são realizadas rotineiramente, pelo menos uma vez a cada ano. Além disso, é muito importante a realização semestral de análises microbiológicas e de parâmetros físico-químicos que atestem a qualidade do ar disponibilizada por esses aparelhos condicionadores. Os aspectos microbiológicos, como fungos e seus micélios, podem ser extremamente prejudiciais à saúde. Os aspectos físico-químicos, como dióxido de carbono, umidade relativa e a temperatura ambiente contribuem para o bem estar dos ocupantes do recinto devidamente climatizado artificialmente.
A presença de fungos em níveis acima do aceitável poderá causar doenças respiratórias e epidérmicas em pessoas imunologicamente susceptíveis.
A umidade relativa do ar pode atingir limites ínfimos e nocivos á saúde. O alto teor de dióxido de carbono pode causar sonolência e mal estar. A temperatura elevada ou reduzida pode causar desconforto e agravar sintomas de doenças de todos os tipos.
Procure sempre permanecer em locais em que existem procedimentos contínuos de manutenção dos equipamentos de condicionamento do ar e da análise semestral da qualidade do ar climatizado.
Preserve sua saúde e de seus familiares!
Comentários