top of page
davelar8

Visão geral das doenças causadas por fungos no ambiente




As infecções por fungos costumam ser classificadas como:


· Oportunista

· Primária


As oportunistas são as que se desenvolvem principalmente em hospedeiros imunocomprometidos; enquanto as infecções primárias podem se desenvolver em hospedeiros imunocompetentes.


As infecções fúngicas podem ser:


· Sistêmicas

· Locais


As Infecções fúngicas locais tipicamente envolvem a pele, boca e/ou vagina e podem ocorrer em hospedeiros normais ou imunocomprometidos.

Muitos fungos são oportunistas e não são geralmente patogênicos, exceto em um hospedeiro comprometido. As causas de imunidade comprometida incluem aids, azotemia, diabetes melitus, linfoma, leucemia, outras neoplasias hematológicas, queimaduras e terapia com corticoides, imunossupressores, ou antimetabólitos. Os pacientes que passam muitos dias na unidade de terapia intensiva podem ser comprometidos por causa dos procedimentos médicos, de distúrbios indeterminados e/ou da desnutrição.

Típicas infecções fúngicas sistêmicas oportunistas (micoses) incluem:


· Candidíase

· Aspergilose

· Mucormicose (zigomicose)

· Fusariose


Micoses sistêmicas que afetam gravemente pacientes imunocomprometidos com frequência têm apresentações agudas com pneumonias rapidamente progressivas, fungemia, ou manifestações de disseminação extrapulmonar.

Infecções fúngicas primárias


Infecções fúngicas primárias normalmente resultam da inalação de esporos, provenientes do ar do ambiente, que podem provocar pneumonia localizada como a primeira manifestação da infecção.


Em pacientes imunocompetentes, micoses sistêmicas tipicamente apresentam um curso crônico; micoses disseminadas com pneumonia e sepse são raras e, caso desenvolvam lesões pulmonares, estas geralmente progridem de maneira lenta. Os sintomas são febre, calafrios, suores noturnos, anorexia, perda ponderal, mal-estar e depressão podem ocorrer. Diversos órgãos podem ser infectados, provocando sintomas e disfunção.


Infecções fúngicas primárias podem ter uma distribuição geográfica característica, o que é especialmente verdade no caso das micoses endêmicas causadas por determinados fungos dimorfos. Por exemplo:


· Coccidioidomicose: limitada principalmente ao sudoeste dos EUA, Washington, norte do México e Américas Central e do Sul;

· Histoplasmose: ocorre principalmente no leste e no meio-oeste dos EUA e em regiões das Américas Central e do Sul, África, Ásia e Austrália;

· Blastomicose: restringe-se à América do Norte e à África;

· Paracoccidioidomicose (anteriormente, blastomicose sul-americana): limita-se à América do Sul.


Porém, viajantes podem manifestar a doença a qualquer momento após retornarem de áreas endêmicas.


Quando um fungo se dissemina de um foco primário no pulmão, as manifestações podem ser características, como por exemplo:


· Criptococose: normalmente se apresenta como uma meningite crônica;

· Histoplasmose disseminada progressiva: envolvimento generalizado do sistema reticuloendotelial (fígado, baço, medula óssea).

· Blastomicose: lesões cutâneas únicas ou múltiplas ou comprometimento do sistema nervoso central, ossos ou próstata;

· Coccidioidomicose: infecções ósseas e articulares, lesões cutâneas e meningite.





Comentários


Solicite sua Análise

Entre em contato com o nosso time técnico para fazer uma cotação

whatsapp.png

WhatsApp

yrr-removebg-preview_edited.png
bottom of page